sábado, 31 de janeiro de 2009

EORÁPTOR




O eoráptor (Eoraptor lunensis, que significa "bandolheiro do amanhecer") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Triássico, sendo um dos mais antigos dinossauros conhecidos. Media em torno de 1 metro de comprimento e pesava cerca de 11 quilogramas. Em suma, foi um dinossauro pequeno e leve, conferindo bastante velocidade.
O eoráptor viveu na região que é hoje a América do Sul e seus fósseis foram descobertos na Argentina. A nomeação oficial do eoráptor ocorreu em 1993.


O Eoraptor ("ladrão da alvorada") media aproximadamente 1 metro de comprimento e pesava cerca de 11 quilos. Tinha o tamanho de um cachorro, era um dinossauro pequeno e leve, mas com bastante velocidade. Seus dentes eram afiados e tinha longas garras, que eram utilizadas para caçar os pequenos animais. Viveu durante o período Triássico na América do Sul e seus fósseis foram encontrados na Argentina, é o mais primitivo dinossauro encontrado até hoje.


Dados do Dinossauro: Nome: Eoraptor Nome Científico: Eoraptor sp. Época: Triássico. Local onde viveu: América do Sul Peso: Cerca de 11 kg Tamanho: 1 metro de comprimento Alimentação: Carnívora

TRICERÁTOPO



Tricerátopo (Triceratops horridus, do latim "cabeça com três chifres") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo, principalmente na região que é hoje a América do Norte.
O tricerátopo possuía enormes chifres e, ao que se sabe, foi o maior de todos os dinossauros com essa característica, media em torno de 9 metros de comprimento, 3 de altura e pesava em torno de 6 toneladas.
A descoberta do primeiro crânio de tricerátopo ocorreu em 1888 em Denver, no estado americano do Colorado. Já em 1889, um ano após a descoberta, Othniel Charles Marsh fez a nomeação oficial da espécie.
É um dos dinossauros mais conhecidos do público, tendo aparecido no filme Jurassic Park de Steven Spielberg. Nos EUA, é um dos símbolos oficiais do Wyoming


O Triceratops é o maior animal de sua família, medindo entre 7 e 9 metros de comprimento e pesando entre 6 e 12 toneladas. As características principais deste dinossauro são, sem sombra de dúvidas, a presença de dois enormes chifres (cada um com cerca de 1 metro de comprimento), um pequeno chifre acima do nariz e seu majestoso e resistente folho (a estrutura semelhante a um escudo, acima da nuca). A função destas estruturas é alvo de debates: uns dizem que são armas contra seus predadores (como o feroz Tyrannosaurus rex); outros dizem que eram usadas para atrair as fêmeas, na época da reprodução. O crânio também era colossal: tinha mais de 2 metros de comprimento, pondo este dinossauro na ala das maiores cabeças do reino animal. Os olhos se encontram nas laterais da cabeça, isso lhes garantia uma visão mais complexa do seu redor. Além do que já foi descrito, este animal era, ainda, provido de um bico (semelhante ao de um papagaio), possivelmente usado para rasgar os vegetais, os quais se alimentava.
Ao contrário do que certas mídias revelam, as pernas dos Triceratops não ficavam ao lado do corpo, com num lagarto ou tartaruga. Como todo dinossauro quadrúpede, as pernas se projetavam como colunas do corpo para o chão, tal como um rinoceronte ou uma girafa, o que o auxilia numa fuga ou em um combate.


O Triceratops pertence a família dos ceratopsídeos, grandes herbívoros providos de chifres. Mas ele apresenta uma peculiaridade: possui caratcterísticas tanto do grupo dos centrossauros (a gorjeia relativamente pequena e sólida) quando dos chasmossauros (os chifres compridos). Após longos debates, o T. horridus foi incluido no grupo dos centrossauros (Centrosaurinae).

TIRANOSSAURO




O Tiranossauro (Tyrannosaurus rex, que significa "lagarto tirano rei" ou numa tradução alternativa "réptil rei") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu no fim do período Cretáceo, principalmente na região que é hoje a América do Norte.
Segundo os cálculos feitos até então, o tiranossauro podia alcançar até 48 km/h (alguns cientistas discordam desse valor e dizem que ele podia alcançar até 60 km/h) quando corria, era portanto apto a caçar suas presas. Apesar disso, crêem-se ainda que o Tirannossauro fosse um animal necrofágo.
Se por um lado as pernas de um tiranossauro eram bem desenvolvidas e fortes, por outro lado seus braços eram fracos, pequenos e praticamente inúteis pois nem ao menos alcançavam a boca. Essa característica de possuir braços pequenos é comum também em alguns outros dinossauros da ordem carnosauria.
Os tiranossauros não viviam em bandos, é provável que somente o macho, a fêmea e os filhotes andassem juntos. O achado de um crânio de tiranossauro danificado comprova que deveriam ocorrer violentas batalhas por comida e pelo direito de se acasalar entre os indivíduos dessa mesma espécie.


Foi um dos maiores carnívoros terrestres de todos os tempos, alcançando 5 metros de altura e mais de 13 metros de comprimento. É considerado por muitos o predador mais eficiente e o mais aterrorizador dinossauro que existiu, mas essa afirmação é incorreta, pois havia dinossauros ainda mais fortes que o próprio Tiranossauro. Sua boca possuia dentes que chegavam a medir incríveis 20 centímetros, sendo que já foram encontrados dentes de mais de 30 cm. Estes,eram curvados para trás, e, diferentemente do Carcharodontossauro, eram cônicos e grossos, chegando a estraçalhar os ossos. Os dentes usados ou quebrados muitas vezes são encontrados, mas diferentemente daqueles de mamíferos, nos tiranossaurídeos dentes eram constantemente substituídos em todas as partes da vida do animal.
Foi o animal mais feroz de todos os tempos, mas sua força podia ser superada. Em comparação sua mordida não era superada, bastando apenas uma mordida certeira para matar a presa.

Comparação do tamanho entre os gigantes terópodes, o Tiranossauro é representado pela cor azul.
Sua mandíbula é imensa, podendo abrigar meia tonelada de comida lá dentro, e por possuir músculos extremamente desenvolvidos no pescoço possui uma força de mordida maior que qualquer outro dinossauro, chegando a potência de 4.000 kg.
O maior crânio de Tiranossauro até hoje encontrado mede até 1.5 m (5 pés) de comprimento. Em comparação com outros terópodes, o tiranossauro teve um crânio particularmente grande. O crânio foi extremamente largo posteriormente, com um focinho estreito, permitindo algum grau da visão binocular. Alguns ossos, como o nasais, foram fundidos, prevenindo movimento entre eles. Apesar de ser conhecido como "Rei dos Dinossauros" existiam carnívoros maiores que ele como o Espinossauro,o Giganotossauro,o Carcarodontossauro,etc...


PTERANODOS


Um grupo de répteis tinha se apoderado dos espaços aéreos. Eram os Pterossauros, entre os quais, o Pteranodon, com asas gigantescas de pele elástica como as dos morcegos, era o rei do voo planado das zonas costeiras. O seu aspecto original se devia à forma da cabeça: uma longa crista e um bico que, juntos, tinham o mesmo comprimento do corpo. Depois de levantar voo, o Pteranodon sobrevoava os mares em busca de alimento e tinha grande capacidade de voo planado, sem precisar bater as asas. O Pteranodon era um gigante voador. Os seus ossos eram finos e tinham espaços ocos que os tornavam mais leves, pois estes espaços eram preenchidos com ar. Os dedos das mãos estavam adaptados para sustentar a membrana da asa, fina e semelhante ao couro. O cérebro era grande e mais parecido com os das aves do que com os dos répteis.As primeiras vértebras das costas eram ligadas entre si formando uma só peça resistente que proporcionava um sólido ponto de apoio para os ossos do ombro. Estes se apoiavam em baixo no esterno, ou seja, o osso do peito. As costelas que saíam das vértebras também fechavam no esterno. Deste modo, o conjunto constituía uma armação rígida que suportava os poderosos músculos das asas. No Pteranodon, destaca-se o pequeno tamanho do corpo e das patas posteriores em comparação com o das asas e do crânio, com a sua longa crista. O pescoço era comprido e a cauda era bem pequena. Os braços se transformavam em asas providas de grandes músculos. Os três primeiros dedos da mão, relativamente curtos, terminavam em garras curvas e afiadas; o quarto dedo possibilitava o enorme alongamento da asa. A cauda era muito curta e terminava em dois ossos alongados em forma de varetas que provavelmente se inseriam na membrana das asas e poderiam servir para ajudar a controlar a direcção do voo.FICHA DO DINOSSAURONOME PteranodonTAMANHO 2m de altura (quando de pé) e até 8m de comprimento (de ponta a ponta das asas)ALIMENTAÇÃO Peixes que subiam à superfície dos maresQUANDO VIVEU Entre 110 e 65 milhões de anos atrás, período Cretáceo