domingo, 1 de fevereiro de 2009

IRRITATOR




O Irritator ("irritante") media aproximadamente 8 metros de comprimento e 3 metros de altura, seu crânio era comprido e achatado nos lados, suas narinas ficavam na parte de trás da cabeça, em frente aos olhos e se alimentava de peixes. Viveu no início do período Cretáceo no Brasil. Devido a semelhanças no corpo com o Angaturama, no local e época onde foi encontrado, possivelmente eles eram parentes próximos ou então da mesma espécie. O único fóssil conhecido, é apenas um crânio de 80cm, muito esquecido por paleontólogos amadores que o tinham descoberto. Sabendo que a sua recuperação foi complicada, o nome dele vem desse facto.
Dados do Dinossauro: Nome: Irritator


Nome Científico: Irritator challengeri


Época: Cretáceo


Local onde viveu: Brasil


Peso: Cerca de 2 toneladas


Tamanho: 8 metros de comprimento


Alimentação: Carnívora


Irritator challengeri é um dinossauro Spinosauridae parecido com o Espinossauro. Viveu no início do Cretáceo, há mais ou menos 110 milhões de anos. As estimações indicam um comprimento de 8 metros para uma altura de 3 metros.
Foi chamado assim pelos paleontólogos Martill, Cruikshank, Frey, Small & Clarke em 1996. O único fóssil conhecido, apenas um crânio de 80cm descoberto no Brasil, tendo sido este, muito obscurecido pelos amadores que o descobriram e o venderam ilegalmente, já que o comércio de fósseis é proibido no Brasil. Sabendo que a sua recuperação foi complicada, o nome dele vem desse facto. O nome da espécie challengeri provém da personagem do professor Challenger criado por Arthur Conan Doyle no romance O mundo perdido.
É muito parecido com outro spinosauridae, o Angaturama limai, que vivia na mesma zona geográfica e época, do qual os restos completam curiosamente bem o crânio de Irritator, o que tudo indica que possam ser da mesma espécie ou até o mesmo espécimen.




Nenhum comentário:

Postar um comentário